HEAD START PROGRAM
É um programa do Departamento de saúde e serviços humanos dos Estados Unidos (United States Department of Health and Human Services), que promove a escolaridade e oferece serviços de educação, saúde, nutrição e intervenção parental a crianças e famílias com baixos rendimentos.
O Office of Economic Opportunity, começou o programa em 1965. Este foi renovado em 1981 e sofreu uma nova reforma, mais intensiva, em 2007. Um dos primeiros programas a ser implementado foi o “Head Start Program”, com duração de 8 semanas, no Verão de 1965. O projecto foi pensado para ajudar a acabar com a pobreza, oferecendo soluções para problemas emocionais, sociais, de saúde, nutricionais e psicológicos que crianças de famílias com dificuldades financeiras pudessem apresentar. O “Head Start Program” foi depois transferido para o Office of Child Development no Departamento de Welfare (mais tarde o Departamento de saúde e serviços humanos) pela administração de Nixon, em 1969. Actualmente é um programa da Administração para Crianças e Familias (Administration for Children and Families, ACF). O Early Head Start Program foi, em 1995, concebido para ajudar crianças desde o nascimento aos 3 anos de idade, com o objectivo de encontrar evidencias de que os primeiros anos são cruciais no crescimento e desenvolvimento das crianças. Os programas administrados por entidades não proveitosas locais e agencias de educação como o sistema escolar.
® Programas:
Early Head Start – Promove rendimentos pré-natais, o desenvolvimento das crianças desde o nascimento.
Head Start – Ajuda a criar um bom ambiente para um bom desenvolvimento de crianças carenciadas, com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos de idade. O programa oferece uma grande variedade de serviços que depende da herança e experiencia da criança e família, para influenciar todos os aspectos do seu desenvolvimento e aprendizagem.
Family and Community Partnerships – Oferece oportunidades e ajudas aos pais, enquanto eles se identificam e procuram os seus próprios objectivos, cuidam do desenvolvimento das suas crianças no contexto familiar e cultural. Construir confiança, relações entre os pais e o pessoal do programa que lhes permite partilhar e aprender uns com os outros.
Migrant and Seasonal Head Start – Fornece serviços Head Start a filhos de trabalhadores rurais imigrantes que enfrentam problemas financeiros. Devido ao trabalho feito pelas famílias, as horas de serviço são mais longas e a duração do programa é mais curta do que os serviços tradicionais Head Start.
American Indian-Alaska Native Head Start – Fornece ás crianças (e suas famílias) nativas da Índia e do Alaska alguns serviços, tais como cuidados nutricionais, educacionais, de saúde, de socialização, bem como outros serviços promovendo o alfabetismo. Os serviços são primariamente para crianças menos avantajadas.
® Serviços:
Oferecem educação, serviços sociais e de saúde a famílias com objectivo de assegurar que as suas crianças estejam prontas para começar a sua vida escolar.
Os serviços de educação incluem educação pré-escolar. Os serviços de saúde incluem check-ups gerais e check-ups dentários. Os serviços sociais fornecem advogados para trabalhar com os pais de modo a ajudá-los no acesso aos fundos comunitários.
Uma importante melhoria nos serviços Head Start foi a sua importância na ajuda para crianças sem abrigo na América (crianças sem residência fixa, crianças em abrigos ou noutros programas, crianças vivendo em motéis ou carros, ou em casa de outros por terem perdido a sua)
Os programas Head Start devem comunicar com as escolas locais de modo a ajudar estas crianças.
MILWAUKEE PROJECT
Este projecto começou no ano de 1960 e destinava-se a melhorar o QI e o aproveitamento escola de crianças em risco e estudar os efeitos da estimulação intelectual em crianças de meios desfavorecidos.
Crianças de meios desfavorecidos
O investigador Rick Herber decidiu analisar na altura as estatísticas que se referiam a cidade de Milwaukee.
As suas atenções centraram-se então num dos bairros onde o meio era desfavorável, e as crianças tinham um “nível mental muito atrasado” para a idade.
O projecto
Herber seleccionou então 40 recém-nascidos daquele bairro, em que todas as suas mães tinham um QI inferior a 8O e em que na maioria dos casos, o pai estava ausente. Os bebes foram divididos num grupo de controlo, e um grupo experimental. As mães deste último grupo foram ensinadas e treinadas para poderem educar melhor os filhos, tanto a nível intelectual, como de cuidados com a alimentação, etc. Todas as crianças foram acompanhadas quase diariamente, várias horas por dia. Aos 6 anos, o programa terminou. De seguida as crianças entraram numa escola local. Todas foram testadas o mesmo número de vezes durante o projecto.
Os resultados
No final, pode-se verificar uma diferença significativa no QI das crianças de ambos os grupos. Enquanto no grupo experimental o QI médio era de 120, no grupo de controlo era apenas de 87. Contudo, depois de deixarem os programas, o seu QI começou a diminuir, passando para 105 no grupo experimental, e 85 no grupo de controlo.
Controvérsia
De toda a controvérsia gerada em torno tanto da investigação como do investigador, destaca-se o facto de nunca terem sido realmente publicados os resultados da investigação. Contudo este estudo é muitas vezes referido em livros de psicologia para escolas e mesmo universidades, sem que seja apresentada qualquer crítica.
“High/scope”
A filosofia “high/scope” de educação infantil desenvolveu-se nos Estados Unidos na década de 1960. Esta filosofia baseou-se nas teorias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil. As crianças aprendem fazendo, sempre com o acompanhamento dos pais, e não de uma outra pessoa destinada para aquela função. Esta abordagem engloba todas as vertentes humanas (intelectual, emocional, física social, etc.). Todas estas vertentes são trabalhadas a partir de exercícios diferentes, de modo a estimular cada uma delas. Um dos aspectos importantes deste projecto é que as crianças podem escolher o seu plano de trabalhos e no final ainda podem discutir sobre o resultado do trabalho que fizeram.
Origem
Davis Weikart, como director dos serviços especiais na Ypsilanti (Michigan), interessou-se especialmente pelo fracasso escolar em bairros de risco, sendo eu estes estudantes revelavam valores muito baixos nos testes de QI.
Junto com diversos colaboradores e organizações, Weikart trabalhou em projectos relacionados com a educação em crianças na idade pré-escolar, sendo que abriu a primeira escola desse tipo em Michigan.
Criaram então um programa, que deveria ser seguido pelas crianças para a melhoria das suas capacidades sociais e emocionais. O programa continha processos de aprendizagem contínua que apoiava até os talentos de cada um.
Actualmente este programa é utilizado com sucesso tanto em escolas públicas como privadas, dos mais novos aos últimos anos de escolaridade.
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