| Filosofia |
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Jean-Paul Sartre, novelista francês,
teatrólogo, e maior intelectual do Existencialismo, - filosofia
que proclama a
total liberdade do ser humano. Foi premiado com o Nobel de literatura de 1964,
que desconsiderou.
Infância e juventude
Sartre nasceu em 21 de junho de 1905 e
faleceu em 15 de abril de 1980, em Paris. Ficouórfão de pai muito cedo. O
pai, oficial da marinha, faleceu ainda jovem, dois anos depois do nascimento do
filho. Foi, com sua mãe, Anne-Marie Schweitzer, viver em casa de seu avô
materno, Carl Schweitzer, de origem alsaciana e protestante, professor de
Alemão na Sorbone, em um apartamento no sexto andar de um edifício em Meudon,
nos arredores da capital, nas proximidades do Jardim de Luxemburgo. O célebre
pastor Albert Schweitzer, prêmio Nobel da Paz de 1952, era sobrinho de seu avô,
primo de sua mãe.
Sartre estudou primeiro no Liceu Henrique
IV, em Paris. Mais tarde estudou no liceu em La Rochelle,
localidade onde, tendo sua mãe se casado segunda vez, a pequena família passou
a residir.
Após o liceu completou sua educação ingressando em 1924 na
École Normale Supériure, onde se graduou em 1929. Ainda estudante passou a
viver com Simone de Beauvoir (1908-1986) de quem nunca se separou. Na École
Normale foi contemporâneo de escritores que viriam a ser intelectuais de
renome, como Raymond Aron, Maurice Merleau-Ponty, Emmanuel Mounier, Jean
Hippolyte, Claude Lévi-Strauss e a filósofa social esquerdista da escritora
Simone Weil, (1909-1943) ativista na Resistência à invasão alemã e ao nazismo,
cujas obras publicadas postumamente tiveram grande influência no pensamento
social na França e na Inglaterra..
Terminado o curso de filosofia, fez serviço militar em
Tours, como meteorologista.
Nos anos que precederam a grande guerra Sartre lecionou,
entre 1931 e 1933, no Liceu do Havre; em 1933-34 esteve em Berlim, estudando
fenomenologia. De 1934 a 1939 continuou no Havre passando depois para
Neuilly-sur-Seine.
Na Alemanha Sartre iniciou a redação
de "Melancolia", romance recusado pelos editores e mais tarde
publicado com o título "A Náusea".
Influências
No período de um ano passado em Berlim, Sartre estudou
a fenomenologia do filosofo alemão Edmund Husserl (1859-1938), as teorias do
existencialismo de Heidegger e Karl Jasper (1883-1969) e a filosofia de Max
Scheller (1874-1928). A partir desses autores, chegou a Soren Kierkegaard
(1813-1855).
Durante os anos que lecionou no Havre, Sartre publicou
suas primeiras obras, "A Imaginação" e "A Transcendência do
Ego". Nelas, a começar por L”Imagination (1936 - "A
Imaginação"), explora o método fenomenológico de Husserl, que propõe a
descrição dos objetos como fenômenos mentais sem qualquer idéia preconcebida ou
preconceituosa. Porém, foi a publicação do La Nausée (1938 - "A
Náusea") que lhe trouxe fama. Esse romance, escrito em forma de um diário,
revela os sentimentos de repugnância do personagem Roquentin, em relação ao
mundo material inclusive pela consciência de seu próprio corpo. O romance
contem em suas páginas grande parte das posições filosóficas que Sartre continuaria
depois a desenvolver. Seu herói, Antoine Roquentin, desocupado, duvidoso de si
mesmo, vive sozinho, sem amigos, sem amante, nada lhe importando, nem os outros
homens, nem ele mesmo, descobre, na vida monótona de Bouville, o mistério
metafísico do Ser: o mundo não tem nenhuma razão de existir e é absurdo que
exista. "Tudo é gratuito, a jardim, esta cidade, e eu mesmo; quando
acontece da gente se dar conta disso, isso atinge o cabeça e tudo começa a
flutuar; eis a náusea". Em A “Náusea, Sartre parece
bastante próximo de Heidegger.
No ano seguinte, publicou "O Muro" (1939), uma
coletânea de contos, e o ensaio Esquisse d”une théorie des émotions (1939 -
"Esboço de uma teoria das Emoções"). O muro tem por personagem Pablo
Ibietta, é uma denuncia do regime do ditador Franco, da Espanha, sob cujo poder
o personagem Pablo Ibietta é preso e torturado. No ano seguinte publicou
L”Imaginaire: Psychologie phénoménologique de l”imagination (1940 - "O
Imaginário: Psicologia fenomenológica da Imaginação"), um ensaio.
Período da II Grande Guerra
Na primeira fase da guerra mundial Sartre serviu
como meteorologista na Lorena, 1940. Caiu prisioneiro quando Hitler invadiu a
França, e foi encerrado no campo de concentração de Trier (Treves), na Alemanha
ocidental, cidade junto à fronteira com Luxemburgo que foi berço de Karl Marx.
No período de sua prisão Sartre escreveu uma peça de
teatro que depois não quis contar entre os títulos de suas obras, alegando que
fora um trabalho dentro de um contexto particular, e que a havia escrito apenas
para levantar o ânimo de seus companheiros de infortúnio. É uma peça natalina,
representada pelos prisioneiros no Natal de 1940, e publicada 30 anos mais
tarde com o título Bariona, ou Le fils du tonnerre ( "Bariona, ou O filho
do trovão"). O drama, de inspiração religiosa, fala de Jesus e de Maria,
Sua mãe, que "Trouxe-o no ventre durante nove meses, oferecer-Ihe-á o seio
e o seu leite se tornará o sangue de Deus". Foi solto por razões médicas
(por um alegado problema de visão) um ano mais tarde, na primavera de 1941. Em
liberdade, voltou ao Liceu de Neuilly, passando depois a lecionar no Liceu
Condorcet e no Liceu Pasteur, em Paris. Fundou então o grupo
Socialismo e Liberdade a fim de atuar junto à Resistência. O grupo produziu
panfletos clandestinos contra a ocupação alemã e contra os colaboracionistas
franceses.
Em 1943, em plena fase da guerra, fez a primeira publicação
de uma peça teatral, "As Moscas", que envolve veladamente o comando
alemão e os colaboracionistas, e publicou também o famoso L”Être et le néant
(1943 - "O Ser e o Nada"), obra fundamental da teoria existencialista.
O "Ser e o Nada" subintitula-se "Ensaio de ontologia
fenomenológica" e nele Sartre aprofunda seu
pensamento com respeito à consciência humana, como "um nada" em
oposição ao Ser. A consciência é "não-matéria", nada, e por isso
mesmo escapa a qualquer determinismo. Sendo um "nada, ela
"nadifica" seus objetos. A consciência é essencialmente negadora das
coisas em-si mesmas, na medida em que se encontra revestida da característica
ontológica de ser, ela própria, o seu próprio nada.
A teoria da negatividade da consciência não é senão uma das
perspectivas do pensamento de Sartre. Outra é a de que o
outro é o "mediador indispensável entre mim e mim mesmo"; precisamos
de outrem para conhecer plenamente a nós mesmos. Mas a relação primordial com
outrem é o conflito. Todo tipo de relação humana está condenado ao fracasso;
através delas nunca atinjo o meu objetivo; a indiferença, o sadismo, o ódio, o
masoquismo, o amor, a linguagem, são diversas manifestações da minha tentativa,
sempre fracassada, de conviver com outrem. Essas obras e mais "Entre 4
paredes" (1944), rapidamente fizeram dele a mais célebre dos escritores
franceses de seu tempo.
Segunda fase filosófica
Sartre lecionou até 1945. Nesse ano
dissolveu o movimento Socialismo e Liberdade e fundou com Simone de Beauvoir,
Merleau-Ponty (1908-1961), Raymnond Aron (1905-1983) e outros intelectuais, a
revista de filosofia Les Temps Modernes ("Os Tempos Modernos"),
deixando de lecionar para cuidar deste e de outros empreendimentos literários.
Tendo em uma primeira fase exaltado a liberdade, que em suas
obras anteriores parecia ter valor por si mesma, agora, após as lições da
guerra, Sartre voltou sua atenção para o conceito de
responsabilidade social. Nesta nova abordagem da questão da liberdade ele planejou,
em 1945, uma novela em quatro volumes sob o titulo Les Chemins de la liberté
("Os Caminhos da Liberdade") dos quais publicou três: L”Âge de raison
(1945 - "Idade da razão"), Le Sursis (1945 - "Sursis"), e La
Mort dans lӉme (1949 - "Com a Morte na Alma").
Em lugar do quarto volume de "Os Caminhos da
Liberdade", Sartre decidiu que o romance poderia
não ser o melhor veículo de suas mensagens e intensifica a produção de peças de
teatro. Ele já havia produzido nessa área durante a guerra, e agora escreve
vários: Les Mouches (1943), Huis-clos (1944), "Entre Quatro Paredes"
(1945), "Mortos sem Sepultura" (1946) e "A Prostituta
Respeitosa" (1946), Les Mains sales (1948 - "As mãos sujas"), e
continua com Le Diable et le bon dieu (1951 - "O Diabo e o Bom Deus"),
Nekrassov (1955), e Les Séquestrés d”Altona (1959 - Seqüestrados de
Altona"), esta sobre o problema do colonialismo na Algéria Francesa. Todos
essas peças fazem uma abordagem pessimista do relacionamento humano,
enfatizando a hostilidade natural do homem para com seu semelhante, porém
deixam antever uma possibilidade sempre presente de remissão e salvação.
De 1946 são os ensaios "O existencialismo é um
Humanismo", escrito para esclarecer o significado ético do
existencialismo, e "Reflexões sobre a Questão Judaica". Outras
publicações da mesma época incluem um livro, Baudelaire (1947), um script para
o cinema, "Os dadas estão lançados", na critica literária e
psicológica "Baudelaire" e um estudo sobre o escritor e poeta francês
Jean Genet, com o título Saint Genet, comédien et martyr (1952), "O
Fantasma de Stalin (1956), e inúmeros artigos que foram publicados em seu
jornal Les Temps Modernes. Porém em 1955 se desentende com Merleau-Ponty, com
quem mantinha o jornal, por motivos políticos.
Atividades políticas
Após a II Guerra Mundial, Sartre havia
continuado sua atividade política (nascida ao tempo da Resistência aos alemães)
com inclinação manifestamente esquerdista, tornando-se um ativo admirador da
União Soviética, apesar de nunca ter se filiado ao partido comunista. Em 1954
ele viajou pela Rússia, Escandinavia, África, Estados Unidos, e Cuba. Porém, a
entrada de tanques soviéticos em Budapeste em 1956, deixaram Sartredesapontado
com o comunismo. Ele escreveu no seu jornal Les Temps Modernes o artigo Le
Fantôme de Staline, no qual condenava veementemente a intervenção soviética e a
submissão do Partido Comunista Francês aos ditames de Moscou. Essa atitude
crítica ensejou mais um livro, Critique de la raison dialectique (1960 -
"Crítica da Razão Dialética") livro sobre afinidades do existencialismo
com o marxismo. É também de 1960 o ensaio "Questão de Método", e de
1964 é Les Mots ("As Palavras"), uma análise psicológica e
existencial de sua própria infância.
Sartre acusava o marxismo de se ter
ossificado e que, em lugar de adaptar-se a situações particulares, compelindo
cegamente o particular a enquadrar-se em um universal predeterminado. Quaisquer
que fossem seus princípios gerais, o Marxismo precisava reconhecer circunstâncias
existenciais concretas que diferem de uma comunidade para outra e respeitar a
liberdade individual do homem. O projeto de um segundo volume do Critique foi,
no entanto, temporariamente suspenso, e publicado em seu lugar o Les Mots, que
mereceu o prêmio Nobel, que recusou.
Últimos anos
Muito se tem conjecturado sobre as verdadeiras razões de
haver Sartre recusado o prêmio Nobel, as quais,
aparentemente, não estariam tão claras para ele mesmo, que acreditava na
transparência da consciência. Porém, seria no seu próprio subconsciente, que
ele negava existir, que talvez estivesse a resposta. Foi uma criança
super-estimulada a ser inteligente e vencedora, o que no íntimo ele talvez não
acreditasse ser, sentindo-se um impostor comparado ao célebre pastor, primo de
sua mãe, e ao seu próprio avô, figura solene, vastas barbas brancas, que
"assemelhava-se a Deus Pai", figuras e exemplos em que pivotaram os
estímulos de sua educação infantil. Comparado a esses que seriam para ele os
verdadeiros merecedores do prêmio Nobel, - e um deles de fato recebeu o prêmio,
- Sartre confessa um idealismo, não uma prática da
generosidade, e um certo remorso por não ter sofrido, onde diz, em "As
Palavras": "Meu idealismo épico compensará até a minha morte uma
afronta que não sofri, uma vergonha que não padeci..."
De 1960 até 1971 a atenção de Sartre concentrou-se
no preparo de um estudo em quatro volumes sobre o famoso escritor francês
Gustave Flaubert. Dois volumes, com um total de 2.130 páginas apareceu no
início de 1971, contendo minuciosas análises freudianas da infância e das
relações familiares de Flaubert.
Atividades como conferencias e passeatas como meio de
apressar a Revolução socialista passaram depois a ocupar boa parte do tempo de Sartre.
Em 1961 viaja para Cuba e Brasil, e aqui foi festivamente recebido pelas
esquerdas. Pouco escreveu em 1971. Apesar de tudo, em 1972 publicou o terceiro
volume do trabalho sobre Flaubert, com o título L”Idiot de la famille ("O
idiota da família"), igualmente denso e de leitura fastidiosa.
Em seus últimos anos Sartre ficou
cego e sua saúde declinou até seu falecimento em Abril de 1980 devido a um
tumor pulmonar. Teve um funeral impressionante pela massa popular que
compareceu, estimada em 25.000 pessoas.
Sobre o aspecto meramente literário de sua obra, se diz que
poderia ter colocado sua filosofia de uma forma mais clara e mais breve do que
fez em "O Ser e o Nada".
FILOSOFIA
"O Ser e o Nada" tornou-se, como dito, a obra
fundamental da teoria existencialista. Nele está contida praticamente toda a
filosofia de Jean-Paul Sartre, cujos principais tópicos são
comentados abaixo. Porém, Sartre apresentou o seu
existencialismo de uma forma muito mais clara e breve em "O
Existencialismo é um Humanismo", uma conferência dada em Paris em 1945.
Seus seguidores, no entanto, alegam que, nesse ensaio, sua abordagem do assunto
é popular e superficial, e não se pode confiar nela como uma exposição do seu
pensamento. Mas é importante lembrar que Sartre não é o
fundador do existencialismo. O pensador cristão dinamarquês Kierkegaard
(1813-1855) é geralmente considerado como o primeiro existencialista moderno.
Existencialismo
Existir no sentido etimológico, é "sair de".
"Por exemplo, - diz Sartre em "A Nausea"
-, eu me sinto triste; mas tomar consciência de meu desgosto é colocá-lo como
um objeto a distancia de mim. Pois o eu que diz “estou triste” não é mais, de
modo algum, o eu que está triste. Assim o homem está por sua consciência,
sempre além de si mesmo. Eis o sentido do “ex-istencialismo”."
As filosofias existencialistas aparecem sob diversas formas,
sendo que a divisão mais radical é entre o ponto de vista religioso e o ateu. Sartre é
o fundador e principal pensador dessa última corrente.
O nada
A influência do idealista G. W. F. Hegel em Sartre torna-se
aparente quando o filósofo tenta interpretar tudo pelo método dialético, isto
é, através de uma tensão de opostos. A dialética do
"ser-um-com-o-outro" do homem é central: ver e ser visto corresponde
a dominar e a ser dominado. Ser e não ser, como em "O Ser e o Nada" é
outro exemplo dessa influência hegeliana, em que o confronto é entre a
consciência e o seu objeto..
Como de resto todos os fenomenologistas, Sartre tem
como ponto de partida o caráter intencional da consciência. Todo modo de
consciência representa algo, revela algo, apresenta algo, está voltado e
direcionado para algo fora dela mesma, daí dizer-se que a consciência é
intencional. Ela não existe sem estar voltada, sem estar representando, criando
a presença de um objeto. Os objetos da consciência são reais, ainda que alguns
sejam ideais, eles existem como fenômenos, - como imagens -, e porque existem Sartreos
considera "seres em si", completos, acabados, de fato existentes.
Porém, há também um conhecimento ou consciência de que se é
consciente, isto é, uma consciência da consciência. Então, diz Sartre,
a consciência é um ser "para si".
Sem seu objeto, a consciência é um nada, um não-ser, pois
que somente existe na relação de si mesma com o "ser em si". Ela
procura o "ser em si" para fundar a si mesma, o que significa que ela
destroi o "ser em si", transformando-o no seu próprio nada. "O ser
e o nada", título de seu livro, refere-se a esses dois tipos de ser: o
"ser em si" (fenômeno) e o "ser para si" (consciência).
Esta concepção do nada como algo que existe, que é a
consciência, é importante paraSartre. É preciso notar aqui que é
esta constante separação daquilo que somos, queSartre chama
o "nada", que obriga a realidade humana a se fazer ao invés de ser. A
realidade humana é nada precisamente no que ela não é, mas está a se fazer
incessantemente: O "nada", em Sartre, não é uma
constatação niilista. E, em suma, a categoria do ideal, dos objetos ideais. É
importante encontrar um lugar para o "nada", poder dar existência ao
"nada", a fim de fazer real a possibilidade da negativa. "A
capacidade de conceber a negativa constitui a liberdade de imaginar outras
possibilidades"... O poder de negar é a possibilidade de escolher, é o
princípio da liberdade do pensamento (de imaginar possibilidades) e da
liberdade de ação (o tentar realizá-las).
Pode-se, no entanto, criticar o postulado de Sartre de
que a consciência pode fazer juízos negativos, como algo sem sentido. Os seus
críticos apontam que um juízo negativo pode ser expresso em uma sentença
negativa. "Pedro não está aqui" é tão verdade quanto "Pedro está
fora daqui". O juízo é sempre afirmativo. Mas Sartre pretende
"a existência objetiva de um não-ser", do "Nada".
É claro, porém, que a intencionalidade vem primeiro e,
depois que se manifesta, alguma coisa foi escolhida, sem que nada seja
previamente negado. É um paradoxo que a escolha dependa primeiro de negar
determinadas possibilidades. Negar primeiro já é colocar a intencionalidade na
negação.
O homem
Como seres conscientes estamos sempre querendo preencher o
"nada" que é a essência do nosso ser consciente; queremos nos
transformar em coisas em vez de permanecer perpetuamente num estado em que as
possibilidades estão sempre irrealizadas.
É o principal postulado do existencialismo Sartreano que não
há afirmações gerais verdadeiras sobre o que os homens devem ser. Sartre leva
esse indeterminismo às suas mais radicais conseqüências; nega que haja uma
natureza humana: não há nenhuma coisa como uma natureza humana que seja comum a
todos os seres humanos; nenhuma coisa como uma essência específica que defina o
que seja ser humano existe! Por exemplo, para Aristóteles, e os filósofos
gregos, a essência de ser humano era ser racional. Mas para Sartre,
a pessoa deve produzir sua própria essência, porque nenhum Deus criou seres
humanos de acordo com um conceito, um projeto divino definido. - você é o que
você faz de você mesmo.
Quando diz "a existência do homem precede sua
essência", ou "no homem, a existência precede a essência", ele
quer dizer que o homem se apresentou no mundo sem qualquer projeto concebido
previamente por um Criador. Não havendo tal essência, todos são iguais e
igualmente livres para se fazerem.
"Nojento", como salienta em "A Náusea" é
exatamente aquele que esquece isso e se investe de certa "superioridade
essencial". Mas não existe "ladrão ou marginal em essência",
assim como não há "gente honesta em essência". Transformar o outro em
coisa inferior, para se colocar numa essência superior, é negar simultaneamente
a sua liberdade e a própria. Enquanto o olhar de alguém objetiva o outro em
coisa essencialmente inferior, o outro, por sua vez, olha e constitui esse
alguém num carrasco e ele terá vergonha desse seu olhar.
É no universo dos nojentos e dos covardes que vale a
dolorosa constatação de "Entre quatro paredes": "o inferno são
os outros". Assim, não há uma natureza humana, visto que não há Deus para
a conceber: o homem não é mais do que aquilo que ele faz de si mesmo. Tal é o
primeiro principio do existencialismo ateu. Mas Sartre salienta
que aquilo que vulgarmente entendemos por querer, é uma decisão consciente que,
para a maior parte de nós, é posterior ao que alguém já fez de si mesmo.
Liberdade
No entender de Sartre, estamos
"condenados à liberdade"; não há limite para nossa liberdade, exceto
o de que "não somos livres para deixarmos de sermos livres." Porque
não há nenhum Deus e portanto não há qualquer plano divino que determine o que
deve acontecer, não há nenhum determinismo. O homem é livre. Nada o força a
fazer o que faz. "Nós estamos sozinhos, sem desculpas." O homem não
pode desculpar sua ação dizendo que está forçado por circunstâncias ou movido
pela paixão ou determinado de alguma maneira a fazer o que faz.
A angústia
Seguindo a Kierkegaard, Sartre usa o
termo "angústia" para descrever essa consciência da própria
liberdade. Nós estamos livres porque nós não podemos confiar em um Deus ou
na sociedade para justificar nossa ação ou para nos dizer o que e quem nós
somos. Nós estamos condenados porque sem diretrizes absolutas, nós devemos
sofrer a agonia de nossa tomada de decisão e a angustia de suas conseqüências.
A angustia é, então, a consciência da própria liberdade... A angústia é a
consciência dessa liberdade de escolha, a consciência da imprevisibilidade
última do próprio comportamento... Uma pessoa à beira de um penhasco perigoso
tem medo de cair, e sente angustia ao pensar que nada o impede de se jogar lá
embaixo, de se lançar no abismo. O pensamento mais angustioso de todos é
quando, num dado momento, nós não sabemos como nós iremos nos comportar no
momento seguinte.
Sartre descreve a vida humana como "uma
consciência infeliz". O homem está sempre tentando alcançar um estado em
que não restariam possibilidades irrealizadas, no qual diria: "eu não
tinha outra escolha, situação em que seria um objeto em vez de um ser
consciente, com opções e liberdade. Mas, argumenta, "Não podemos chegar a
um estado em que não restem possibilidades irrealizadas", ou aí estaríamos
determinados, sem escolha possível e portanto sem liberdade. Não há fuga
possível da angústia da liberdade; fugir à responsabilidade é em si mesmo uma
escolha.
A "má fé"
Às vezes nós escapamos da ansiedade fingindo que nós não
estamos livres, como quando nós fingimos que nossos genes ou nosso ambiente são
a causa de como nós agimos. Nós nos permitimos ser auto-enganados ou mentir
para nós mesmos, especialmente quando isto toma a forma de responsabilizar as
circunstâncias por nosso fado e de não lançar mão da liberdade para realizar a
nós mesmos na ação. Quando nós fingimos, nós agimos de má fé.
A má fé é a tentativa de fugir da angústia fingindo que não
somos livres. Tentamos nos convencer que as nossas atitudes e ações são
determinadas pela nossa personalidade, por nossa situação, ou por qualquer
outra coisa fora de nós mesmos". Porém, diz Sartre, o
que é aprendido, ou os propósitos, as experiências passadas, não determinam o
comportamento atual. Segundo ele, "nenhum motivo ou resolução passada
determina o que fazemos agora". "Cada momento requer uma escolha nova
ou renovada".
Negar a liberdade é, a seus olhos, uma tomada de posição
covarde, a fim de fugir da angústia da escolha, e achar o repouso e a segurança
na confortável ilusão de ser uma essência acabada.
Sartre diz que, porque não existe Deus, o
homem não foi criado para nenhum propósito particular, essência alguma. Dizer
que estamos obrigados por nossa natureza, nosso papel na vida, a agir de certo
modo constitui "má fé".
A Psicanálise Existencial
Sartre rejeita enfaticamente a idéia de
causas inconscientes dos fatos psíquicos; para ele tudo que está na mente é
consciente. Rompeu com a psicanálise por esta retirar a responsabilidade do
indivíduo ao invocar a ação de uma força subconsciente e estados mentais
inconscientes, que, para Sartre, não existem. Sustenta que a
consciência é necessariamente transparente para si mesma. Todos os aspectos de
nossas vidas mentais são intencionais, escolhidos, e de nossa responsabilidade,
o que é incompatível com o total determinismo psíquico postulado por Freud.
Teríamos de atribuir à repressão inconsciente a alguma
instância dentro da mente (a "censura") que distingue entre o que
será reprimido e o que pode ficar consciente, de forma que essa censura tem de
estar a par da idéia reprimida a fim de não estar a par dela. Portanto, o
inconsciente não é verdadeiramente inconsciente. Em algum nível eu estou
consciente, e escolho, o que vou e o que não vou permitir vir claramente à
minha consciência. Por isso não posso usar "o inconsciente" como uma
desculpa para meu comportamento. Mesmo que eu não possa admitir para mim mesmo,
eu estou consciente e escolhendo. Mesmo na decepção que sofro, eu sei que sou
eu aquele que me decepciona, e o assim chamado "Censor" de Freud deve
estar consciente para saber o que reprimir. Aqueles que usam o inconsciente
como desculpa do comportamento acreditam que nossos instintos, nossas
inclinações e nossos complexos constituem uma realidade que simplesmente é; que
não é verdadeira nem falsa em si mesma mas simplesmente real.
Somos responsáveis por nossas emoções, visto que há maneiras
que escolhemos para reagir frente ao mundo. Somos também responsáveis pelos
traços duradouros da nossa própria personalidade. Não podemos dizer "sou
tímido", como se isto fosse um fato imutável, uma vez que nossa timidez
representa a forma como agimos, e que podemos escolher agir diferentemente.
Nossos atos nos definem
Na vida, o homem se compromete, desenha seu próprio retrato
e não há mais nada senão esse retrato. Nossas ilusões e imaginação a nosso
respeito, sobre o que poderíamos ter sido, são decepções auto-infligidas.
Permanentemente estamos a nos fazer do modo que somos. Uma pessoa
"corajosa" é simplesmente alguém que geralmente age com bravura. Cada
ato contribui para nos definir como somos, e em qualquer momento podemos começar
a agir de modo diferente e desenhar um retrato diferente de nós mesmos. Há
sempre uma possibilidade de mudança, de começar a fazer um tipo diferente de
escolha. Temos o poder de nos transformar indefinidamente.
O instrumento proposto por Sartre para
que possamos conseguir um auto-conhecimento genuíno é a Análise Existencial.
Ele chama "Psicanálise Existencial" a "Uma psicanálise que busca
não as causas do comportamento de uma pessoa, mas o seu sentido" (O que o
comportamento exprime como escolha). A função desta psicanálise não é procurar
as causas inconscientes do comportamento de uma pessoa, mas o significado desse
comportamento. A realidade humana identifica-se e se define pelos fins que
busca e não por pretensas "causas" no passado.
Nenhuma "essência" determinada de mim mesmo
orienta a priori meu comportamento. Porém, há o que Sartre chama
"Projeto Original". Como uma pessoa é essencialmente uma unidade, e
não apenas um amontoado de desejos ou hábitos sem relação, deve haver para cada
uma delas uma escolha fundamental por um papel ou script de vida, o
"projeto original", o qual dá o significado de qualquer aspecto
específico de seu comportamento.
A radical oposição de Sartre à
psicanálise influiu grandemente na psiquiatria de seu tempo. Ronald David Laing
(1927-1989), um conhecido psiquiatra inglês de origem escocesa, buscou um novo
método de tratamento da loucura seguindo a filosofia existencialista. Entre
suas principais obras está Reason & Violence: A Decade of Sartre”s
Philosophy ("Razão e violência: uma década da filosofia de Sartre"),
em co-autoria com D.G. Cooper, de 1971.
Socialismo
Sartre rompeu com o socialismo e a
psicanálise considerando o quanto o Existencialismo se opõe à teoria
psicanalítica. A submissão ao inconsciente significaria cerceamento da
liberdade. O mesmo diz do socialismo. Depois de renunciar ele mesmo ao comunismo,
denunciou que o planejamento social implica restrição ou perda total da
liberdade. Os existencialistas acreditam na capacidade de todo indivíduo de
escolher as suas atitudes, objetivos, valores e formas de vida e seu postulado
de liberdade representa obstáculo intransponível ao conformismo requerido pelo
planejamento socialista e sua negação da individualidade em favor do social e
coletivo.
Posteriormente Sartre adotou uma
forma de marxismo que ele considerava como a "filosofia inescapável do nosso
tempo", que só precisava ser refertilizada pelo existencialismo. Esta
mudança de ponto de vista encontra-se na sua "Crítica da Razão
Dialética", volume I, de 1960.
Deus
Sartre é um existencialista ateu. Segundo Sartre,
o homem está abandonado; Deus não existe e, para Sartre, a
não-existência de Deus tem implicações extremadas. Aliás, alguns dos problemas
principais que se levantam do abandono parecem também levantar-se meramente do
fato de nós não podermos saber se Deus existe. Se Deus realmente existe, nós
"não estamos abandonados". O problema do abandono levanta-se
meramente do fato de nós não podermos saber se Deus existe. Sua existência em
tais condições equivale, para Sartre, em uma não-existência
efetiva, que tem implicações drásticas. Primeiro, porque não há Deus, não há
nenhum criador do homem e nem tal coisa como um concepção divina do homem de
acordo com a qual o homem foi criado. Segundo, diz ele, louvando-se em
Dostoiévski (na fala de Ivan Karamazov, na famosa novela daquele escritor
russo): Se Deus não existe, então tudo é permitido. Terceiro, "Não há um
sentido ou propósito último inerente à vida humana; a vida é absurda".
Isto significa que o indivíduo, foi jogado de fato na
existência sem nenhuma razão real para ser. "Simplesmente descobrimos que
existimos e temos então de decidir o que fazer de nós mesmos.".
Resta como o único valor para o existencialismo ateu a
liberdade. Afirma que não pode haver uma justificativa objetiva para qualquer
outro valor.
Porque não há nenhum Deus, não há nenhum padrão objetivo dos
valores. Com o desaparecimento dele desaparece também toda possibilidade de
encontrar valores. Não pode então haver qualquer bem a priori porque se nós não
sabemos se Deus existe, então nós não sabemos se há alguma razão final porque
as coisas acontecem da maneira que acontecem; não há nenhuma razão final porque
qualquer coisa tenha acontecido ou porque as coisas são da maneira que elas são
e não de alguma outra maneira e nós não sabemos se aqueles valores que
acreditamos que estão baseados em Deus têm realmente validade objetiva.
Consequentemente, porque um mundo sem Deus não tem valores objetivos, nós
devemos estabelecer ou inventar, a partir da liberdade, nossos próprios valores
particulares. Na verdade, mesmo se nós soubéssemos que Deus existe e
aceitássemos que os valores devessem basear-se em Deus, nós ainda poderíamos
não saber que valores estariam baseados em Deus, nós poderíamos ainda assim não
saber quais seriam os critérios e os padrões absolutos do certo e do errado. E
mesmo se nós sabemos quais são os padrões do certo e do errado (critérios),
exatamente o que significam ainda seria matéria da interpretação subjetiva. E
assim o dilema humano que resultaria poderia ser muitíssimo o mesmo como se não
houvesse Deus.
Ética
Sartre acredita na capacidade de todo
indivíduo de escolher as suas atitudes, objetivos, valores e formas de vida. É
uma ilusão a crença de que os valores existem objetivamente no mundo, em vez de
serem criados apenas pela escolha humana. Recomenda honestidade, ou seja, que
façamos nossas escolhas individuais com plena consciência de que são
autenticamente nossas e nada as determina por nós. Parece assim que Sartre,
a partir das próprias premissas, teria que elogiar o homem que escolhe devotar
a vida à exterminação dos judeus, contanto que ele escolha isso com plena
consciência do que está fazendo. Porém, paradoxalmente, a
"sinceridade" que iria contrapor-se à má fé, não é inteiramente
possível. O ideal de sinceridade completa parece condenado ao fracasso por dois
motivos. Primeiro, uma vez que não podemos ser simplesmente objetos observados
e corretamente descritos, não podemos ser considerados, nem por nós mesmos,
como honestos. Segundo, por que se é sincero no mal. Assim sendo, o único valor
fundamental e universal para o existencialismo é a liberdade. Diz Sartre "Não
pode haver uma justificativa objetiva para qualquer outro valor". A única
recomendação positiva que Sartre pode fazer é que
deveríamos evitar a má fé e procurar fazer escolhas autênticas.
Crítica
Sartre foi, sem dúvida, essencialmente um
filósofo moralista e um psicólogo arguto, e contou com a simpatia de uma vasta
imprensa esquerdista em todo o mundo. Porém, pouco do que disse foi concepção
original sua. Ele tomou seu ponto de partida das filosofias de Husserl e
Heidegger. Seu primeiro trabalho, L”Imagination (1936) e L”Imaginaire:
Psychologie phénoménologique de l”imagination (1940), ficam completamente no
contexto da análise da consciência que fez Husserl. O pensamento de Heidegger
aparece com clareza em "A Náusea". A definição do homem como um ser
de possibilidades que encontra ou perde a si mesmo nas escolhas que faz com
respeito a si mesmo corresponde à definição de Heidegger do que chamou Dasein
como o ser que tem que se fazer, se materializar. Segundo seus críticos, no
L”Être et le néant (1943), um ensaio de ontologia fenomenológica, está óbvio
que Sartre copiou de Heidegger. Algumas passagens da
obra de Heidegger Was ist Metaphysik? (1929- "Que é a Metafísica?"),
na verdade foram literalmente copiadas. O significado do "Nada",
objeto da investigação de Heidegger em suas aulas, foi a questão que guiou o
pensamento de Sartre.
Guilherme SM - Jean Paul Sartre - in. Link Origins, Internet, disponível em http://linkorigins.blogspot.com.br, revisto em 2014
Cobra, Rubem Q. - Jean Paul Sartre. Filosofia Contemporânea,
Cobra Pages - www.cobra.pages.nom.br, Internet, 2001
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