domingo, 24 de novembro de 2013

O DESENVOLVIMENTO HUMANO



A adolescência constitui um campo psicológico privilegiado para o estudo da mudança. As mudanças são subentendidas pela revivescência do movimento de separação/ individuação da primeira infância; pela reativação do conflito edipiano; pela desligação das imagens parentais infantis e a religação a novos objetos libidinosos; pelas relações defensivas com um ideal do ego e as pulsões para estabelecer um equilíbrio narcísico (recalcamento, deslocamento, recusa, clivagem, intelectualização, ascetismo, projeção, …).  


No início do século XX ocorre a emergência do estudo psicológico da adolescência com autores de relevo como Sigmund Freud (1905, Três Estádios sobre a Teoria da Sexualidade). As primeiras características a serem alvo de estudo foram ainda as físicas e sexuais (ligação à puberdade). A partir dos anos 1960, observou-se um interesse crescente pelo estudo psicológico da adolescência com autores como Jean Piaget (desenvolvimento cognitivo), Erik Erikson (desenvolvimento da identidade) e Lev Vygotsky.

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