domingo, 24 de novembro de 2013

DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA IDADE ADULTA

Desenvolvimento ao longo da idade adulta
Objetivo: Caracterizar o desenvolvimento ao longo do ciclo de vida – ADULTOS E IDOSOS
 Ideia-Chave: Os processos de desenvolvimento são processos que se iniciam ainda antes do nascimento e se estendem ao longo de todo o ciclo de vida.

Caracterização do desenvolvimento na idade adulta e na velhice
 “Os processos de construção do conhecimento e da aprendizagem nos adultos são menos investigados, porque a idade adulta tem sido tradicionalmente encarada como um período de estabilidade e de ausência de mudanças. Mas, atualmente, já é vista como uma etapa importante do desenvolvimento humano, com características definidas em função dos fatores culturais. De facto, se em cada período da vida se podem identificar vários papéis, atividades e relações sociais, tal facto é mais visível a partir do final da adolescência com a entrada no mundo do trabalho e a formação de uma família própria.




A atividade profissional e a vida familiar dependem das expectativas sociais em torno desses papéis, que são claramente dependentes de fatores históricos, culturais e sociais. O papel de mãe na cultura ocidental não é encarado do mesmo modo que na árabe. Um profissional nos EUA tem direitos diferentes dos de um profissional idêntico na China ou na África.
O adulto está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de modo diferente da criança e do adolescente. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo exterior, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas. Em relação às situações de aprendizagem, essas peculiaridades da etapa de vida em que se encontra o adulto fazem com que ele traga consigo diferentes habilidades e dificuldades (em comparação com a criança) e, provavelmente, maior capacidade de reflexão sobre o conhecimento e sobre seus próprios processos de aprendizagem.
Para além dessas características gerais, não se deve tratar o adulto de forma abstrata e universal, porque estaremos muito provavelmente a traçar um retrato estereotipado do adulto, muito provavelmente correspondente ao homem ocidental, urbano, branco, pertencente a camadas médias da população, com um nível de instrução relativamente elevado e inserido no mundo do trabalho numa ocupação razoavelmente qualificada. Assim, a compreensão da psicologia do adulto pouco escolarizado acaba por se contrapor a esse estereótipo. Parece haver uma diferença entre as formas letradas e não letradas de pensamento; contudo, é importante insistir que essa diferença ainda não está claramente estudada, não apenas pela falta de investigações mais específicas a respeito do funcionamento cognitivo dos grupos “pouco letrados”, mas também pela ausência de uma teoria consistente sobre os processos intelectuais dos adultos.
No que diz respeito ao funcionamento intelectual do adulto, os seres humanos mantêm um bom nível de competência cognitiva até uma idade avançada (acima dos 75 anos). Por outro lado, os psicólogos evolutivos estão cada vez mais convencidos de que o nível de competência cognitiva das pessoas mais velhas não depende da idade em si mesma mas de uma série de fatores como o nível de saúde, o nível educativo e cultural, a experiência profissional e a vitalidade da pessoa (motivação, bem-estar psicológico...).




Não podemos afirmar a exista um declínio acentuado com o avançar da idade ou uma perda das habilidades intelectuais embora, muitas vezes, exista fadiga mental, desinteresse, diminuição da atenção e concentração. Além disso há um desempenho menos satisfatório das aptidões psicomotoras quando estão em jogo rapidez, agilidade mental e coordenação. Quanto à memória e à aprendizagem, os idosos têm uma assimilação mais lenta da informação e um comprometimento da memória visual e auditiva. Também possuem diminuição da motivação decorrente de problemas de saúde e de experiências prévias.
Fisicamente há grandes transformações nos maiores de 65 anos: 

·    Composição do corpo
·    Gordura
·    Estatura
·    Peso

·    Pele

·    Olhos

·    Ouvidos
·    Boca

·    Nariz
·        Redução da água corporal total (de 70 para 52%)
·        Distribuição mais centrípeta (no ventre)
·        Perda de 1cm por década após os 40 anos (achatamento vertebral, etc.)
·        Redução do peso depois dos 60 anos (perda de massa muscular e alteração do metabolismo)
·        Pigmentação anómala; alterações pilosas; espessamento das unhas (mais secas e quebradiças)
·        Mais fundos, surgimento do arco senil; alteração da elasticidade do cristalino, acomodação visual, tamanho da pupila, etc.
·        Tímpano mais espesso, degeneração do ouvido interno;
·        Mais seca; alterações das gengivas levando à perda dos dentes que se tornam mais escuros; alterações do paladar.
·        Aumento do tamanho; diminuição da capacidade olfativa;


Por outro lado, enquanto o adulto é o suporte da família no idoso, tal como na criança, a família é, social e culturalmente, a base do seu habitat. A atual família nuclear leva a que muitos idosos sejam institucionalizados até porque o seu número cresce mais depressa do que as outras categorias sociais. Pensa-se que em 2030 haverá 21% de menores de 18 anos e 22% de maiores de 65 anos de idade, o que torna essencial o aprofundamento da psicologia do idoso para disponibilizarmos os recursos necessários para terem bem-estar e se sentirem felizes.


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