segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Reclamar demais pode ser doença! Sai dessa


Segundo especialistas em comportamento, a reclamação é um hábito bastante destrutivo, pois acaba em poucos instantes com a possibilidade de se fazer coisas criativas e com o entusiasmo de abraçar um novo projeto e dificulta, e muito, tarefas simples do dia a dia. "Reclamões", em geral, são tidos como desagradáveis, chatos e acabam afastando as pessoas por seu desânimo, amargura, falta de foco e desmotivação.

Não param muito nos empregos e/ou costumam perder boas oportunidades na carreira, em parte porque não têm um grande círculo de amigos e vão ficando isolados. "São pessoas com baixa autoestima, por se sentirem inseguras, e que encontram na reclamação uma justificativa para não se expandir nem para se esforçar", explica Heloisa. Há um receio de ser julgado, inclusive por si mesmo.

Por essa lógica, a mania de reclamar funciona como uma espécie de zona de conforto. Em vez de agir e tomar uma atitude para lidar com aquilo que o chateia, quem costuma reclamar em excesso fica preso a velhos conceitos porque o novo gera medo e insegurança. E como a pessoa não consegue agir positivamente em busca de uma mudança, começa a perder a alegria de viver, sente-se cada vez pior com o fato de não conseguir perseverar e virar o jogo e pode caminhar para uma depressão.

Conhece um reclamão --aquela pessoa que nunca está satisfeita com nada?

Se a sua vida não é fácil ao lado dela, a dela pode ser pior ainda. Além de afastar os amigos, quem lamenta demais acaba tendo um sofrimento psicológico desnecessário."O reclamão tende a generalizar todas as circunstâncias. O problema está na maneira como ele interpreta a realidade. Pode ter baixa autoestima e sentimento de rejeição. Assim, reclama demais. As relações acabam ficando comprometidas", afirma Rita Khater, psicóloga da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

Para Geraldo Possendoro, professor de medicina comportamental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os reclamões podem ter esse comportamento como um traço de personalidade. "São pessoas muito dogmáticas, absolutistas e pouco flexíveis. Isso acaba trazendo infelicidade", diz.

Segundo Rita, o melhor modo de combater o problema é a terapia. "Reclamar demais é um comportamento inadequado. Merece ser tratado", afirma. Para saber se está indo longe demais, o melhor é ficar atento aos comentários de familiares e amigos.Lamentações constantes podem ser, porém, sinal de doença: a distimia. "Trata-se de uma depressão leve e crônica. Distímicos são pessoas pouco esperançosas, que sofrem e se queixam muito. São normalmente rotuladas como pessimistas", pontua o especialista. Nesse caso, só a terapia não resolve. "O tratamento inclui antidepressivos", completa Possendoro. Segundo ele, a reclamação em demasia ainda pode ser uma marca de pessoas que têm boa estrutura psicológica. "Há aqueles que são indignados com certas coisas e reclamam, pois pensam que aquilo deve mudar. E também existem as pessoas cujas reclamações são reflexo da irritação causada por estresse, como quem trabalha demais", fala. De qualquer maneira, ele recomenda, se você tem o rótulo de reclamão, vá a um especialista.

Você é um reclamão? Faça o teste. O que acontece?
- Pessoas com baixa autoestima tendem a desenvolver um sentimento de rejeição. Assim, passam a reclamar de tudo à sua volta.

- Quem tem um grau de exigência muito grande também sofre. Perfeccionismo demais pode ser um problema. Como identificar? A melhor forma de saber se você está reclamando muito é prestar atenção ao que amigos e familiares dizem sobre você. Se as reclamações sobre o seu modo de ser forem muitas, é hora de ficar ligado. Como reverter o problema?

- Antes de fazer uma reclamação, pare e pense se aquilo é realmente necessário ou se vai magoar alguém. Às vezes, é melhor ficar calado.

- Peça que seus amigos e familiares digam se você está se excedendo nas reclamações.

- Antes de reclamar de algo, tente resolver o problema. Não fique parado.

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