quarta-feira, 1 de junho de 2016

Pesadelos é premonições

O pesadelos é uma manifestação das nossas angústias inconscientes (Foto: linkorigins.blogspot.com.br)
Pelo mesmo motivo que temos sonhos.

Quando dormimos, o sono passa por vários estágios. Um deles é chamado de REM (Rapid Eye Movement), ou sono dos sonhos. Neste estágio, acontece na mente um processamento inconsciente de informações, aprendizados e memórias, diz a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono.  Este processamento se dá de maneira desordenada e pode, aparentemente, não fazer o menor sentido.

Um pesadelo acontece quando nossas angústias inconscientes se manifestam. “Se partirmos do princípio de que não há vida humana sem essas angústias, devo dizer que todos estamos sujeitos a ter pesadelos em um momento ou em outro”, afirma a psicanalista Patrícia Leite.

Não existe uma técnica certeira para evitar pesadelos.  O que é possível fazer para tentar prevení-los, ou reduzir sua frequência, é manter uma vida tranquila e saudável – com boa alimentação, atividade física e sono regrado. Ainda assim, eles podem aparecer de vez em quando.

É importante não se deixar abalar. Quando um pesadelo nos assombra e acordamos assustados, a recomendação é fazer algo que nos acalme e tentar refletir um pouco.  Respirar fundo vagarosamente, tomar um copo de água, rezar – de acordo com suas crenças – ou dar uma pequena caminhada pode ajudar. Mais calmos, podemos voltar para a cama sem medo. Os pesadelos não costumam se repetir.

É difícil um pesadelo se tornar recorrente. Quando isto acontece, é um sinal de que temos uma questão inconsciente não resolvida.
Normalmente, ele vai mudando e tende a desaparecer com o passar do tempo. “Por si só não é nada muito preocupante”, conta a psicanalista. “Porém, como sinaliza uma questão em aberto, o ideal seria procurar ajuda especializada.” Há alguns casos em que os pesadelos caracterizam distúrbios do sono. Para eles, há tratamento específico que aliam medicamentos e psicoterapia.

Os pesadelos são definidos como sonhos que produzem uma resposta emocional negativa forte, como medo ou horror. Os que sofrem com pesadelos geralmente acordam em um estado de extrema angústia, até mesmo ao ponto de uma severa resposta física – batimento cardíaco acelerado, transpiração profusa, náuseas - e muitas vezes não conseguem voltar a dormir por algum tempo. As causas dos pesadelos são variadas. As crianças, por causa de suas imaginações ativas, são propensas a pesadelos, alguns tão graves que acordam gritando e chorando. Incidentes extremos destes também são referidos como “terrores noturnos”. Comer certos alimentos muito perto da hora de dormir pode desencadear um pesadelo, assim como ver filmes de terror. Ir para a cama angustiado com as circunstâncias da vida ou depois de uma briga ou discussão também pode causar pesadelos por causa da atividade contínua do cérebro durante o sono.

Pergunta: "O que a Bíblia diz sobre pesadelos (No ponto de vista religioso)?"

Resposta: Não há dúvida de que os pesadelos podem ser extremamente perturbadores, mas há algum significado espiritual para eles? Sonhos e visões são mencionados na Bíblia, e Deus às vezes usou o estado de sonho para se comunicar com os seus profetas e outros. Deus falou com Abimeleque, em Gênesis 20, advertindo-o para não tocar na mulher de Abraão, Sara. Outros sonhos incluem a escada de Jacó (Gênesis 28); o sonho de José de que os seus irmãos iriam lhe servir, o que causou a sua prisão no Egito (Gênesis 37); o sonho de José sobre Faraó (Gênesis 40-41), o qual o levou a ser o segundo homem mais poderoso do Egito. O Senhor ou o Seu anjo apareceu a outros na Bíblia, incluindo Gideão (Juízes 7), Salomão (1 Reis 3), Nabucodonosor (Daniel 2), Maria (Mateus 1), José (Mateus 2) e a esposa de Pilatos (Mateus 27). Nenhum desses sonhos, no entanto, pode realmente ser chamado de um pesadelo. Sendo assim, parece que Deus não fala com as pessoas através de pesadelos.

Algumas pessoas acham que Satanás ou os seus demônios estão se infiltrando em suas mentes durante os pesadelos, mas não há nada na Bíblia que justifique isso. Não há incidentes bíblicos de forças demoníacas se comunicando com as pessoas durante os sonhos ou pesadelos. Muito provavelmente, os pesadelos não são nada mais do que a maneira do cérebro de contender com os nossos medos e preocupações, uma vez que continua a funcionar durante os ciclos do sono. Se um cristão experimenta pesadelos contínuos e frequentes que estão interrompendo o sono e causando perturbação emocional em uma base regular, talvez ajuda médica seja necessária. Mas, como em todas as coisas, a oração é a nossa arma mais poderosa contra qualquer tipo de estresse emocional ou espiritual. Orar por quinze ou vinte minutos antes do sono é a forma mais eficaz para acalmar a mente e o coração e para se preparar para um sono repousante. Como em todas as coisas, Deus concede sabedoria para aqueles que a buscam (Tiago 1:5), e Ele também prometeu a Sua paz a todos os que a procuram. "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).

0 comentários:

Postar um comentário

! Antes de imprimir pense em seu compromisso com o meio ambiente.

Envie um Elogio, Crítica ou Sugestão | Para o Autor

Nome

E-mail *

Mensagem *